Vídeos Sapore Di Vino »     
Glossário »     
Resumo da Navegação »     

Índice

1. O que é WineTest? ▸

2. Funções do WineTest ▸

3. Navegação ▸

4. O que é degustar/ avaliar um vinho ▸

5. Como se inclui e se avalia um vinho ▸

6. Quem pode avaliar vinhos ▸

7. Cadastramento gratuito. Login de Usuário ▸

8. Alteração de dados cadastrais do Usuário ▸

9. Inclusões pública e privada ▸

10. Avaliação às cegas ▸

11. Informações para qualificar um Vinho ▸

12. Busca WineTest ▸

13. Edição de dados de Vinho Catalogado ▸

14. Vídeos Sapore Di Vino ▸

15. Glossário WineTest ▸

16. Notícias WineTest ▸

17. Resumo da navegação ▸


1. O que é WineTest?


↑↑

É um espaço online com aplicativo para:

  • compartilhar informações de vinhos um de catálogo que caminha para 4000 itens;
  • aprender sobre vinho com mais de 370 mini vídeos instrutivos by Sapore Di Vino, também atuam como glossário com respostas áudio visuais;
  • consultar glossário que caminha para 200 termos.

    A catalogação de um vinho pode ser:

  • privada (restrita ao Usuário que o incluir) ou pública (compartilhada);
  • identificada (com Login do Usuário) ou anônima;
  • avaliada (com pontuação do vinho) ou não.

    Obs- a inclusão privada deve ser identificada por Login a ser cadastraoo pelo Usuário

    OBS- Um vinho pode ser catalogado diversas vezes, como anônimo, identificado, por vários Usuários, em momentos diferentes, com ou sem avaliações.

    Na Tela de Abertura do WineTest o formulário serve para o Usuário verificar se o vinho que conheceu, pretende comprar ou provou está catalogado no WineTest.

    Ao catalogar um vinho, o Usuário deverá ter a maior parte dos seus dados, como Título, Tipo, Uva, Corte, Safra, Fornecedor, Origem, Graduação Alcoólica, Preço etc. e poderá faze-lo mesmo que já tenha sido catalogado.

    Com poucos dados, a catalogação será incompleta e pouco precisa. Nesse caso, a melhor opção será indicar o vinho.

    Os dados faltantes de uma indicação serão obtidos pela equipe WineTest, que fará a catalogação internamente. Nesse processo, poderá contatar o Usuário para tornar a catalogação a mais fiel possível.

    O toque em , da Tela de Abertura ou da Tela de Resultado da Busca, leva à Tela do Menu Principal, inspirada num cockpit com acessos às funções do aplicativo.


    2. Funções do app WineTest


    As informações dos vinhos são processados por 3 Funções Principais, ativadas por links das telas Menu Principal ou específicas das Funções:

  • Incluir, para incluir vinhos no catálogo; ativada por ;
  • Buscar- para visualizar seleção de vinhos do catálogo; ativada por ;
  • Cadastrar, para o Usuário cadastrar Login exclusivo e poder identificar vinhos na inclusão (privados ou compartilhados) ou buscar vinhos identificados; ativada por .

    OBS 1 O Login só é necessário para o Usuário identificar inclusões, fazer buscas naquelas inclusões e editar dados de vinhos catalogados com Login.

    OBS 2 O mesmo Login pode identificar várias inclusões.

    OBS 3 Inclusões com o mesmo login formam uma Coleção. A Coleção de inclusões privadas só pode ser acessada pelo detentor do Login comum. Para manter várias coleções, o Usuário deve cadastrar um Login para cada coleção.

    Exemplos

    # Login púb/priv vinho
    1 rcosta Privada Lugini 2015
    2 rcosta Privada Lugini 2013
    3 rcosta Privada Lugini 2012
    4 rcosta Privada Lugini 2012 Riserva
    5 rcosta Pública Lugini 2013 Riserva
    6 rcosta Pública Lugini 2016 Riserva Plus
    7 Pública Lugini 2010
    8 Pública Lugini 2015 Riserva Plus
    ... ... ... ...

    Comentário sobre os exemplos
    1, 2, 3, 4: coleção privada do Login rcosta
    1, 2, 3, 4, 5, 6: coleção do Login rcosta
    5, 6: coleção pública do login rcosta
    7, 8: inclusões anônimas (públicas)

    OBS 4 Como alternativa à Inclusão, o Usuário poderá Indicar um vinho do qual não tem muitas informações, tocando os links com o sinal +, nas telas Menu Principal ou Incluir. A equipe WineTest deverá completar as informações e efetivar a inclusão.

    OBS 5 A inclusão ou indicação poderá ser eliminada ou rejeitada por WineTest se contiver, a seu critério, informações irreais, absurdas ou inadequadas ao espírito do aplicativo, tais como vinho indicado não encontrado na Internet, bebida não classificada como vinho, vinho tirado de circulação por produtor ou agência reguladora etc.

    OBS 6 As informações dos vinhos identificados por Login poderão ser editadas tocando-se o link das nas telas Incluir (abaixo dos botões principais) e nos resultados de uma Busca. Mais detalhes: item 13 Edição de Dados de Vinhos . . .


    3. Navegação


    Um toque na imagem WineTest, no topo de cada tela ou no botão , de algumas telas (inclusive a de Abertura), ativa a Tela do Menu Principal, reiniciando o app (home).

    Toques nos botões , e abrem as telas das respectivas Funções principais.

    O botão terminado com ✓, que fica sempre à esquerda, indica que a tela atual é a da respectiva função ou foi aberta nela. Os botões à direita serão links para ativar as telas das outras duas funções.

    OBS- A ausência de botão com ✓, como na presente tela de Instruçoes, indica que a tela não se vincula a nenhum dos botões ou não foi ativada por nenhum deles.

    Além das já comentadas, o app tem telas para:

  • indicar um vinho à catalogação;
  • editar dados de vinhos incluídos com Login;
  • assistir 370+ mini vídeos instrutivos;
  • consultar glossário de 180+ termos;
  • consultar os Termos de Uso;
  • contatar a gestão do app;
  • consultar notícias.

    4. O que é Degustar um vinho? E Avaliar?


    A exemplo do que se aplica ao chá, ao café, à cerveja, ao destilado, ao azeite etc., Degustar um vinho é captar e analisar sensações que ele causa nos sentidos da visão, olfato e paladar, chamadas de propriedades organolépticas.

    OBS- O tato da boca e da garganta também participam do processo, mas com menos relevância, na percepção da textura e consistência do líquido.

    A Degustação pode ser isolada ou complementada pela atribuição de valores, sinais, imagens ou frases àquelas sensações e seus Registros; nesse caso, costuma ser chamada de Avaliação.

    As sensações indicam pontos fortes e fracos do vinho que representam o seu nível de qualidade, permitem a sua comparação com similares, definem a sua posição numa lista de classificação etc..

    Como a Avaliação exprime os resultados de um ritual de observação, qualificação e quantificação das sensações da Degustação, os dois termos se confundem.

    Mas, sendo mais precisos, Degustação é o ritual das observações e Avaliação é a sua expressão por meio de números, palavras ou imagens. Sumariamente,

    Avaliação = Degustação + Registro

    As Avaliações podem ser registradas sistematicamente, para fins técnicos, industriais, científicos, históricos, pessoais, mercadológicos etc.. Como envolve os sentidos humanos, também são chamadas de Avaliações Sensoriais.

    Um produtor que busca algum nível de qualidade recorre aos registros de avaliações, para controlar a produção do vinho, aplicar correções, informar as características do que coloca no mercado e até vetar a sua venda.

    Eduardo Viotti, conceituado jornalista, especialista e jurado de concursos internacionais de vinhos, costuma simplificar: "Degustar um vinho é bebe-lo prestando a atenção!"

    Isso envolve atos de olhar, aspirar e beber o vinho, atentamente, explorando as sensações que causam nos olhos, no nariz, na boca e que vão construir a percepção de sua qualidade.

    Olhar o vinho contra um fundo branco, aspirar seus vapores e bebe-lo em pequenos goles, forçando o seu contato íntimo com a boca, bochechando, mastigando-o e aspirando um pouco de ar, facilitam a percepção daquelas sensações, especialmente se forem agrupadas conforme os sentidos:

    visão- cor, limpidez, brilho, halo (círculo que separa o vinho do vidro na taça), lágrimas ("pernas" ou linhas que se formam no vidro ao inclinar e renivelar a taça), efervescência ("perlage" ou borbulhas) dos espumantes etc

    olfato- intensidade dos aromas, nitidez (facilidade com que os aromas aparecem), qualidade (ou agradabilidade) do aroma, que se remete muito aos aromas dos vinhos que já consumimos e gostamos, toques (nuances) de aromas conhecidos de frutas, vegetais, minerais, curtidos, tostados, óleos, etc

    paladar- intensidade, nitidez, qualidade (similares às olfativas), persistência (permanência dos sabores na boca e garganta), toques de sabores conhecidos de frutas, vegetais, grãos, líquidos, minerais, tanino ("pega", presente em várias frutas), álcool, acidez, doçura, amargor, densidade, untuosidade, "picada" das bolhas e espuma (mousse) dos espumantes etc

    As sensações são relativamente subjetivas e variam com o Usuário Avaliador, seu estado emocional, suas expectativas sobre o vinho, o momento, o ambiente da Avaliação e outros fatores.

    Avaliações do mesmo vinho, do mesmo avaliador, em ocasiões/ lugares diferentes, costumam apresentar resultados diferentes.

    Para amenizar a subjetividade, os concursos de vinho costumam adotar:
    - termos, critérios, processos e medições homogêneas para pontuar sensações e descrever nuances;
    - jurados experientes, de origens, idades e ocupações diferentes;
    - equipes pequenas, coordenadas e monitoradas por jurado mais experiente;
    - exercícios prévios para reduzir grandes disparidades nas observações;
    - descarte do vinho já examinado, para evitar influência sobre os seguintes;
    - descarte das observações mais extremas;
    - médias das observações remanescentes.

    Avaliações servem para futura consulta, classificação, comparação etc. com base em imagens, palavras, números ou códigos que representam as sensações em algum meio, como ficha de papel, gravação de imagens, áudio etc.

    Em alguns métodos de registro e divulgação de Avaliações, que usam palavras ou frases padronizadas para sintetizar as sensações, a comparação entre duas Avaliações náo é trivial, pois cada uma delas é expressa por vários indicadores textuais.

    Pela mesma razão, esses métodos dificultam a organização de uma lista de classificação.

    Outros métodos atribuem números, em escalas de 1 a 3, 1 a 5, 1 a 10, 1 a 20, 1 a 100 etc. Talvez o mais difundido seja o de Robert Parker (ou RP) que pontua os vinhos de 50 a 100 e não se aplica aos abaixo de 50.

    Escalas 1 a 3 e 1 a 5 têm poucos níveis de classificação; assim, vinhos de qualidades distintas, mas próximas, se encaixam no mesmo nível.

    A escala de 50 a 100 contém 50 níveis em que os vinhos podem se encaixar, permitindo classificações mais segmentadas e distinção entre vinhos de qualidade próxima.

    A OIV Organização Internacional da Vinha e do Vinho também adotou e recomenda a escala de 1 a 100 com critérios padronizados para avaliar as sensações visuais, olfativas, palatares do vinho e totais de 40 a 100 pontos.

    Por ser a mais relevante entidade do setor vinícola mundial, seu método é largamente utilizado em concursos, no controle da produção, como referência para estudos etc. e adotado pelo WineTest.


    5. Como se Inclui e se Avalia um vinho?


    Estando na tela inicial, toque o link Inclua Vinho. Preencha a tela que abrir e toque o botão .

    Estando em outra tela, toque o botão e aplique o mesmo procedimento.

    Durante o processo de inclusão, o Usuário poderá optar pela Avaliação e escolher a forma de inclusão, pública ou privada. Na forma privada o acesso será exclusivo ao Usuário que informar o Login que cadastrou.

    OBS- Se esquecer o Login, o Usuário cadastrado poderá recupera-lo enviando email para rcampos@ccws.com.br .

    Com a opção Avaliar Sim, o clic no botão  Incluir VInho  abrirá uma ficha para avaliação de vinhos tranquilos ou de espumantes, conforme o Tipo que foi escolhido. Se a opção for por Não, a ficha de avaliação não abrirá e o vinho será incluído sem avaliação.

    A tela de avaliação começa com a lista das informações aplicadas pelo Usuário na tela anterior da inclusão, com permissão para voltar, caso algum ajuste seja necessário.

    As telas de avaliação de vinhos Tranquilos e Espumantes usam o método de pontuação da OIV Organização Internacional da Vinha e do Vinho, diferem pela linha relativa à efervescência, presente apenas na do Tipo espumante, e nas pontuações de cada sensação, ajustadas para manter o mesmos totais de 40 a 100 pontos.

    No método OIV, 10 sensações para os tranquilos e 11 para os espumantes, de fáceis captação e avaliação e agupadas em 3 dos nossos sentidos, são graduadas nos níveis ótimo, bom, médio, fraco e ruim:

    - Visão (Limpidez, Brilho e, só para os espumantes, a Efervescência)

    - Olfato (Intensidade, Nitidez e Qualidade),

    - Paladar (Intensidade, Nitidez, Qualidade e Persistência)

    - Harmonia (incidência equilibrada dos aromas, sabores e características)

    A cada nível de graduação de cada sensação, WineTest atribui Pontos definidos pela OIV cuja soma define a Nota do Vinho, que varia de 40 a 100.

    Os Pontos e a Nota são gravados pelo WineTest e podem ser consultados na Busca WineTest, juntamente com os demais dados do vinho (título, tipo, álcool, origem etc).

    Para o vinho Espumante, o grupo Visão inclui a sensação da Efervescência. Com isso, as pontuações das outras diferem nas duas Fichas, para refletir a importância das bolhas nos Espumantes.

    OBS- Apesar da Efervencência figurar na Visão de espumantes, a aparência fraca das bolhas não impede que elas agradem na boca. Nesse caso, é prudente graduar a Efervescência também no exame bucal.

    Para pontuar, o Usuário deve examinar cada sensação e marcar o nível da sua graduação no micro círculo das respectivas linha e coluna da graduação escolhida.

    Se optou por avaliar, o Usuário deve marcar todas as linhas da avaliação, para que a Nota do Vinho seja calculada com as graduações de todas as sensações.

    A avaliação termina em quadro para o Usuário anotar Descrições subjetivas sobre cor, nuances de aromas de flores, álcool, curtidos etc. e do paladar, como frescor, acidez, doçura, taninos, oxidação ostensiva ou "bouchonné", substâncias químicas, orgânicas, minerais, vegetais etc.

    As Descrições informadas e incluídas serão apresentadas nos resultados da Busca, logo após os Pontos e as Notas.


    6. Quem pode Avaliar Vinhos?


    A Avaliação opcional pode ser feita por quem aprecia vinhos há poucos anos, pois conseguirá captar, graduar as sensações da Degustação e marca-las na Ficha de Avaliação.

    Dez marcas bastam para avaliar um vinho tranquilo e onze para um espumante. Duas ou tres linhas de Descritores opcionais enriquecerão a Avaliação.

    O treinamento habitual vai apurar a experiência do Usuário, aprimorando a sua capacidade de captar/ distinguir/ graduar aromas e sabores com mais precisão. A comparação de Avaliações com similares, suas e de outros Avaliadores, tornará o treinamento mais eficaz.

    A capacidade adquirida pelo Usuário nas práticas de Avaliação poderá leva-lo ao ápice de atuar em provas e concursos de vinhos.

    As Avaliações incluídas também serão úteis a outros Usuários que estão em treinamento, apenas buscam orientação para adquirir produtos e até aos produtores e distribuidores, como opiniões de consumidores.


    7. Cadastramento gratuíto. Login do Usuário.


    A inclusão identificada de um vinho exige:

    - o Título que está no rótulo;

    - o Login cadastrado pelo Usuário;

    - na opção Com Avaliação, as marcas de graduação em todas as linhas das sensações.

    Para obter o Login, o Usuário deve se cadastrar, gratuitamente, tocando o botão , para abrir a reséctiva tela.

    O Login deve ser exclusivo do Usuário, que não poderá cadastrar Login de outro Usuário. Mas um Usuário poderá cadastrar mais de um Login.

    Letras, algarismos ou sinais (exceto ' e ") podem ser usados para compor um Login seguro; mante-lo em sigilo dificulta o seu uso por terceiros. Por isso, WineTest nunca publica o Login e dados pessoais de um Avaliador.

    O E-mail deve ser apto a receber mensagens de WineTest, sob pena do Usuário não receber avisos importantes e até ser excluído, perdendo o seu acervo de vinhos incluídos.

    Além disso, se o e-mail não for apto a receber, o Usuário não poderá recuperar um Login que tenha esquecido.


    8. Alteração de Dados Cadastrais do Usuário


    O Usuário deverá enviar mensagem para rcampos@ccws.com.br com o Assunto WineTest- Cadastro Usuário e indicando os seguintes dados que cadastrou:

    - Login;

    - endereço de email e novo endereço;

    - outros dados a serem alterados e os seus novos valores.

    O Login não poderá ser alterado, pois já foi gravado na identificação dos vinhos que já tenha incluído no catálogo.


    9. Inclusões pública e privada


    Ao preencher uma inclusão, o Usuário terá as opções:

    - Compartilhar, para gravar o vinho na forma Pública, a ser consultada por qualquer Usuário;

    - Manter Privada, para gravar o vinho na forma Privada, a ser consultada apenas pelo Usuário que o incluiu; desta forma, ele poderá organizar um acervo de vinhos não compartilhadas.


    10. Avaliação às cegas


    Trata-se de Avaliação em que o vinho, fornecido por uma loja, um amigo, um produtor ou até mesmo um concurso on line, não é identificado.

    Como WineTest exige um Título para gravar a inclusão, o Avaliador deverá:

    - identificar o vinho com o seu Login;

    - informar um Título fictício, que ele possa reconhecer posteriormente;

    - optar por Manter Privada, para ocultar a avaliação.

    Títulos fictícios como Amostra 21 da Todo Vinho 23/10/16, Concurso Tintos 2015 Garrafa 178, Teste 783 são típicos e adequados para uma fácil identificação posterior.

    Quando o vinho for revelado pelo fornecedor, o Usuário Avaliador poderá tocar a imagem para editar os dados provisórios da Avaliação do vinho, inclusive optar por Compartilhar, se for o caso.


    11. Informações para qualificar um Vinho


    Se quiser identificar a inclusão, o Usuário deverá informar o Login.

    OBS- Somente as inclusões identificadas por Login poderão ser modificadas pelo respectivo Usuário, tocando a imagem da tela Incluir.

    Além do Título obrigatório, convém complementar a inclusão de um vinho com outras informações relevantes, como tipo, uva, safra, teor alcoólico, produtor, região, país etc.

    As informações incluídas servirão como orientação aos Usuários e como condições para selecionar vinhos na Busca WineTest.

    Para facilitar a inclusão de um vinho, WineTest permite um procedimento para aproveitar informações de um vinho já catalogado:

    I- o Usuário digita 1 ou 2 letras iniciais do Título no espaço Há Títulos Iniciados Por __?;

    II- WineTest apresentará os vinhos catalogados cujos Títulos se iniciam com as letras digitadas;

    III- se o Usuário escolher um Título, WineTest preencherá/ optará/ marcará o formulário usando informações do vinho escolhido;

    IV- o Usuário poderá alterar/ mantér as informações aproveitadas;

    V- se nenhum Título servir, o Usuário deverá preencher/ optar/ marcar o formulário com as informações do rótulo.

    Como a quantidade de vinhos catalogados caminha para 4000, são boas as chances do Usuário aproveitar informações do catálogo e ganhar tempo na inclusão.

    O caminho será tão menor quanto maior for a quantidade de inclusões feitas por Usuários, que se juntarão às inclusões regulares promovidas pela Gestão do WineTest.

    Se preferir gravar a Avaliação na forma Privada, o Usuário deverá tocar Manter Privada, que mudará para Manter Privada. O mesmo se aplica à opção Publicar.

    Uva Principal ou Corte indicam se o vinho é varietal (feito com grande predominância de uma casta) ou de corte (feito de uma mistura de uvas sem uma grande predominância).

    Na lei brasileira dos vinhos, um varietal deve ter 75% ou mais da uva principal, limite que varia conforme o país ou região demarcada.

    Cabe ao produtor definir seu vinho como varietal, indicando a uva no rótulo, revelar a composição do corte no contra-rótulo, no outro lado da garrafa, ou mante-la secreta.

    Quando a composição do corte constar do rótulo, o Usuário poderá reproduzi-la no quadro Corte, como no exemplo 50% Merlot 50% Syrah.

    Reconhecido e imitado mundialmente, o corte bordalês é usado pelos produtores de vinhos bordeaux, nas margens do Rio La Gironde, França. Por ser tradicional, mutos produtores não se precupam em revelar a sua composição.

    É composto das uvas cabernet sauvignon, cabernet franc e merlot (em alguns casos, petit verdot e malbec), em proporções que variam com a localização da adega e com as condições da colheita.

    Para serem consideradas na Busca WineTest, as uvas indicadas no quadro Corte devem ser escritas sem acentos (carmenere, nero d avola, aligote, barbera d asti, torrontes etc) exatamente como estão na caixa de seleção da uva.

    O Complemento, mesmo não sendo obrigatório, pode indicar importantes caracteríscas de um vinho e, eventualmente, destaca-lo dos demais.

    Assim, convém que o avaliador dedique algum esforço em buscar essas características e indica-las naquele quadro .

    Em princípio, convém descrever o que for notável, positiva ou negativamente: taninos delicados, agradáveis ou exagerados, amargor ou doçura acentuados, acidez efusiante, nuance de fruta ou substância conhecida, frescor no borbular de espumante etc.


    12. Busca WineTest


    As inclusões gravadas no WineTest contém informações relevantes dos vinhos, indicadas no Formulário e na Ficha.

    O botão abre a tela da Busca, onde se indicam condições para que WineTest selecione os vinhos que as atendam, simultaneamente.

    As condições não preenchidas/ optadas não serão consideradas na seleção.

    Digitando-se 3 ou mais caracteres nas caixas com *, serão selecionados vinhos cujos respectivos dados contêm a sequência digitada.

    Por exemplo, a digitação de val na caixa Título no Rótulo selecionará vinhos como Achaval-Ferrer, Valpolicella, Edna Valley, Casa Valduga Assemblage, Château Cheval etc.

    O mínimo de 3 caracteres evita seleção muito longa, que dificulta a localização dos vinhos procurados.

    Se isso ocorrer, pode-se refazer a busca digitando mais caracteres na caixa o que, em tese, encurtará a seleção.

    As Condições de Busca são aplicadas simultaneamente; então, os vinhos selecionados serão os que atendem a todas as condições usadas, em conjunto.

    Assim, se nenhuma condição for utilizada, não haverá condição a atender e todos os vinhos serão selecionadas. Da mesma forma, as condições não usadas não influirão na seleção da Busca.

    As opções pública, privada, ambas e Identificadas pelo Login      são exclusivas de Usuário cadastrado com Login, para selecionar as suas inclusões identificadas. Sem o Login preenchido, serão ignoradas.

    A seleção resultante da Busca termina com as médias das avaliações atribuídas pelos Avaliadores aos vinhos selecionados e das Notas dos Vinhos, que podem servir de orientação aos usuários, nas comparações de vinhos consumidos, nas compras etc.


    13. Edição dos dados de um vinho


    Para evitar que um Usuário edite os dados de um vinho que não incluiu no catálogo, somente os vinhos identificados poderão ser editados, pelo Usuário que o incluiu. O processo se inicia tocando-se o sinal :

  • I- na tela Incluir;
  • II- na tela de resultados de uma Busca.

    I- Nesse ponto, o vinho ainda não está localizado e o link do sinal abrirá tela para informar o Usuário informar o seu Login e, opcionalmente, um termo contido no Título.

    Os vinhos selecionados serão os identificados pelo Login e cujos Títulos contenham aquele termo, se informado. Tal termo calibra a seleção, cuja quantidade de vinhos é inversamente proporcional ao seu tamanho.

    O toque no botão mostrará os vinhos da seleção.

    Na seleção, localiza-se o vinho a editar e toca-se a sua imagem , que abrirá Formulário com os campos editáveis, similar ao de inclusão.

    Efetivada a edição, podem-se tocar o botão , até rever a seleção, e o sinal do vinho editado, para conferir a edição.

    O processo será encerrado no toque do botão , que retorna à tela onde a edição foi iniciada.

    II Quando o vinho for localizado numa Busca, o toque no sinal , abaixo das Notas de avaliação, abrirá o Formulário de edição dos seus dados.


    14. Vídeos Sapore Di Vino.


    Por gentileza do blog Sapore Di Vino, operado na Itália em português, pelos sommeliers Iaponira Diniz e seu marido Massimiliano Cesaretti, graduados pela FIS Fondazione Italiana Sommelier, WineTest mantém mais de 370 minivídeos disponíveis aos Usuários.

    Cada minivídeo aborda um tópico relevante do assunto vinho. Desta forma, assistindo a todos os vídeos, o Usuário terá cumprido um curso básico sobre vinhos, que será uma ótima preparação para leituras e práticas mais profundas.

    Além disso, o catálogo de vídeos pode ser considerado um glossário cujos termos estão contidos nos títulos dos vídeos e cujos significados são apresentados e comentados pelos seus áudios e imagens multimídias.

    O módulo de vídeos é acessado tocando-se a opção Videos Sapore di Vino da tela de Menu Principal.

    A tela inicial do módulo de vídeos contém:

  • quadro de reprodução dos vídeos You Tube, que sempre será ocupada pelo vídeo atualmente ativado;
  • caixa de seleção que permite restringir a reprodução, aos vídeos que atendam aos critérios informados em Categoria e Título e aplicados quando se toca a mini-lupa; quando os critérios forem vazios, a mini-lupa fornecerá toda a lista de vídeos;
  • lista dos vídeos disponíveis para serem ativados (conforme os critérios caixa de seleção).

    Qualquer vídeo da lista (completa ou selecionada) pode ser ativado tocando-se a respectiva linha; nesse caso, o quadro de reprodução será tomado pela tela inicial do vídeo ativado e a sua reprodução exige um toque no sinal padrão (ponta de seta voltada à direita, dentro de um círculo ou retângulo).



    15. Glossário WineTest.


    Para ajudar a compreensão das instruções, vídeos e notícias, WineTest contém um Glossário de 184 itens para consultas do Usuário. A quantidade e o conteúdo dos termos poderão variar para acompanhar sugestões e dúvidas encaminhadas pelos Usuários ao email rcampos@ccws.com.br, Assunto Glossário WineTest.

    O Glossário é ativado no Menu Principal, tocando-se a opção Glossário, para ver todos os seus itens. A caixa de seleção Contendo restringe a lista aos ítens cujos termos e significados contém o termo digitado. Essa lista é liberada no toque da mini-lupa. Esse toque libera a lsita completa se o campo Contendo estiver vasio.


    16. Notícias WineTest.


    Nos últimos blocos das duas telas iniciais circulam 3 das mais recentes notícias sobre vinho coletadas pela equipe WineTest.

    O toque em uma das notícias abrirá tela com os seus detalhes, terminando com a lista de todas as notícias, que podem ser igualmente tocadas.

    Assim, se o usuário quiser ver notícias, basta ir à página inicial e proceder como o indicado acima.

    O acervo das notícias é atualizado com frequência de modo a mante-lo atualizado e relevante.


    17. Resumo da Navegação. Links e Botões.


    : volta ao início (Home)

    : abre a tela de Inclusão

    : a tela aberta é da Inclusão

    : edita dados de vinhos identificados

    : Informações e Instruções de uso

    : consulta glossário de 184 termos

    : abre a tela da Busca

    : a tela aberta é da Busca

    : abre tela de Cadastro de Login

    : a tela aberta é do Cadastro

    : abre Tela Menu Principal

    : limpa dados de formulário

    : cadastra Login de Usuário

    : inclui vinho

    : indica vinho para catalogar

    : busca vinhos

    : repete busca de vinhos

    : cancela operação em curso

    : fecha a tela aberta

    : volta à tela anterior

    : encerra a operação em curso

    : grava dados do formulário


    Mais informações, dúvidas, sugestões etc.: contate rcampos@ccws.com.br